quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sonic 20 anos!

Olá pessoas!

Hoje, meu personagem favorito dos games completa 20 anos! Não poderia deixar esta marca passar em branco, então postarei aqui um breve resumo da série (que também é a minha favorita dos jogos).

Em 1991 a batalha dos consoles chegou ao seu auge. A SEGA dominava o mercado ocidente e a Nintendo o oriental. A disputa sadia, culminava em vários aspectos, como jogos fazendo chacotas de outros jogos, uma campanha de marketing agressiva da SEGA (patrocinando até carros de corrida), séries animadas, enfim, verdadeiras batalhas para ver quem era a melhor.

Uma dessas estratégias era a do mascote. A Nintendo adotou Mario como seu principal personagem, a marca da empresa. A SEGA não possuía um personagem carismático para atender o mercado. Antes do Sonic, ela contava com alguns personagens de jogos com relativa fama (Alex Kidd), mas sem o mesmo brilho de Mario. Eis que no dia 23 de junho de 1991 surge o ouriço azul, Sonic através de um concurso.

A criação do Sonic foi voltada para o novo console da empresa, o Mega Drive (ou Gênesis). O primeiro jogo, foi Sonic The Headhog (Sonic 1 vulgarmente).



A franquia também vinha com jogos para Master System, com gráficos inferiores, mas com a mesma jogabilidade.

Em 1992, foi lançado Sonic the Hedgehog 2, o jogo que causou o "boom" da série, e por muitos é tratado como melhor jogo da franquia até hoje (coisa que eu discordo).

O jogo era muito mais longo do que o primeiro, possuía o Tails (na verdade o nome é Miles Prower e Tails seu apelido.) como escudeiro durante a jornada, 11 fases (e ainda tiraram fases do jogo, o que deu origens a grandes mistérios) o Super Sonic e uma batalha épica no final do jogo. Também tinha a opção "versus" onde um jogador poderia jogar contra outro e algumas fases.


Dois anos depois em 1994 Sonic 3 foi lançado em conjunto com Sonic & Knuckles. O jogo que de tão grande, acabou sendo dividido em dois. E ambos os jogos, por tratarem de ser um só, vinham com uma novidade, algo bem diferente para época e curioso:


Como podem ver, um cartucho poderia ser acoplado ao outro! dando a possibilidade de se jogar os dois jogos juntos, ou ainda, jogar com o Knuckles no Sonic 2!

Fora isso, Sonic 3 & Knuckles (como era chamado o jogo todo) vinha com gráficos melhorados, Sonic todo repaginado, a possibilidade de voar com o Tails, e o novo personagem, o Knuckles. Além disso, Sonic agora poderia virar Hyper Sonic, pegando todas as Master Emeralds, e voar pelo espaço na última fase do jogo (cuja música é a melhor de todas). Nesse Sonic também foi criado o Metal Sonic que eu uso nos meus avatares:


E falando em música, Michael Jackson diretamente compôs as músicas do jogo, que claro ficaram excelentes. Vale lembrar também que as meias do Sonic e seus sapatos são inspirados no astro pop.


Na próxima parte: Sonic 3D Blast, Sonic CD, Sonic Adventure, Sonic Heroes e Sonic 4!

Nenhum comentário:

Postar um comentário